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SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA: AVALIANDO POSSIBILIDADES PARA A TOMADA DE DECISÃO
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SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA

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A capacidade de solucionar problemas interpessoais está entre as habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas no cenário da adolescência, em razão de sua importância frente a uma diversidade de situações da vida e de sua relação com outras classes de habilidades, como assertividade, autocontrole emocional e empatia, por exemplo.

O livro parte dos dilemas enfrentados por Duca, personagem que ilustrará a história, ao chegar à adolescência. Tendo como base a psicologia das habilidades sociais e a relação com o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção de saúde no contexto infantojuvenil, propõe que o jovem pense em alternativas para soluções de problemas de maneira a facilitar o desenvolvimento de estratégias, visando mudança e a resolução das adversidades.

Assim, os objetivos deste livro são favorecer a compreensão acerca da habilidade de solucionar problemas e contribuir, por meio das atividades propostas, para a aquisição de um repertório mais adaptativo, que permita ao adolescente lidar melhor com as demandas e os problemas vivenciados. Visa, ainda, auxiliar os profissionais na implementação de intervenções e recomenda leituras complementares.

Para que os objetivos do livro sejam atingidos, são propostas, além de reflexões que partem de um escopo teórico, questionamentos e atividades interativas. Nestas atividades, que também promovem a criatividade, são exercitados diversos fatores: a identificação de problemas, suas possíveis soluções, avaliação dessas possibilidades e a tomada de decisões. As reflexões, de forma geral, partem dos problemas evidenciados na história de Duca e, depois, o leitor é provocado para identificar e tratar dos próprios problemas. Os passos sugeridos nas atividades podem ser utilizados em outras tarefas que tenham como foco a solução de problemas; o importante é praticar, visto que, como tudo na vida, é a prática que nos leva a ter sucesso.

PÚBLICO-ALVO

A ser utilizado por terapeutas com adolescentes a partir de 13 anos.

DIFERENCIAIS DA OBRA

O material apresenta não apenas uma possibilidade de psicoeducação, mas traz também a sugestão de muitas atividades práticas que podem orientar a atuação do profissional/educador junto ao público juvenil. Um ponto forte é que o material já foi testado na prática e reúne atividades que foram consideradas efetivas no atendimento com adolescentes.

CONHEÇA AS AUTORAS

Shirley Simeão

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento (LAPECC). É também representante estadual das terapias cognitivas pela UFPB e integrante do grupo de trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social.

Ludmila Rodrigues

Psicóloga clínica com formação em terapia cognitivo-comportamental. Tem formação em terapia dos esquemas e especialização em psicopedagogia, educação global e inteligências humanas. Dedica-se ao atendimento de adolescentes e adultos e ao desenvolvimento de habilidades sociais como prevenção e promoção de saúde.

Luciana Carla dos Santos Elias

Doutora em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Docente junto ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Coordena o Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), desenvolvendo pesquisas relacionadas a habilidades sociais, inclusão de alunos na rede pública de ensino e psicologia escolar. Integrante do GT Relações Interpessoais e Competência Social.

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